Relevante parte do acervo das Bibliotecas da Universidade de Princeton será digitalizado no âmbito do acordo recém-firmado com o " Google Book Search" (GBS)
O projecto abrange todos os documentos das bibliotecas de Princeton não protegidos por direitos autorais, o que perfaz cerca de um milhão de documentos. Até ao momento, no projecto GBS, só as Universidades de Michigan e Texas aceitaram digitalizar livros protegidos por direitos de autor.
Será digitalizado o conteúdo da "Harvey S. Firestone Memorial Library" e de treze bibliotecas especializadas localizadas no campus universitário, conforme informou a Bibliotecária Directora Karin Trainer
A Universidade de Princeton é uma das prestigiadas dos Estados Unidos e foi criada há 250 anos (ano 1746). As suas bibliotecas albergam mais de seis milhões de trabalhos escritos, cinco milhões de manuscritos e dois milhões de material não-impresso.
Esta é a 12º biblioteca universitária a juntar-se ao projecto do Google. No âmbito do Google Book Search a Google já assinou idênticos acordos com outras instituições, entre as quais as bibliotecas das Universidades de Harvard (Widener), Stanford (Green), Oxford (Bodleian), Michigan, Califórnia, Complutense, Wiscosin-Madison, Virgínia, Texas, da Biblioteca Pública de Nova Iorque e das principais bibliotecas da Catalunha. Por outro lado, o Google está trabalhando com a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos num projecto de digitalização.
A famosa Firestone Library, que alberga mais de 4 milhões de documentos , ao longo de mais de 80 quilómetros de estantes (foto do website da Universidade de Princeton)
Outros posts no BeP sobre acordos firmados entre o Google (Book Search) e:
Etiquetas: Bibliotecas Digitais e Virtuais, Bibliotecas e o Google, Informática Internet e Bibliotecas, Livros e Leitura, Projectos / Iniciativas Internacionais |